quarta-feira, 9 de maio de 2018

SEMINÁRIO (GEO-HISTÓRIA)


Escola de Educação Básica Constantino
Turma: 7º ano
Disciplinas: História, Geografia e Matemática

Tema: Aspectos socioeconômicos de Campo Grande-AL

Objetivos:
Analisar de modo reflexivo as questões socioeconômicas do município de Campo Grande-AL,estabelecendo uma abordagem crítica sobre os fundamentos da realidade social, econômica, política e cultural da cidade, com base nos dados de pesquisas do Banco do Nordeste.

Equipe 1: TERRITÓRIO E DEMOGRAFIA
  • Bioma;
  • Analisar as causas do aumento populacional;
  • Situação e dificuldades da vida urbana e rural;
  • Expectativa de vida e mortalidade infantil;
  • Buscar em Unidades de Saúde Básica, as principais dificuldades enfrentadas por gestantes e idosos;
  • Entrevistar moradores sobre o que poderia ser feito para melhorar aspectos urbanos e rurais;
  • Características geográficas do território.


Equipe 2: INDICADORES SOCIAIS
  • Analfabetismo e formação: explorar motivos pelos quais o analfabetismo baixou de 67,2% (1991) para 39,3% (2010).
  • Analisar fatores que impedem os jovens de prosseguirem os estudos principalmente nos níveis médio e superior.
  • Investigar proporção de população pobre e suas principais fontes de renda per capita (Índice de Gini).
  • Explorar questões relacionadas ao saneamento básico, água encanada, serviço de energia elétrica e coleta de lixo (atentar-se para locais onde o lixo é descartado);


Equipe 3: INDICADORES ECONÔMICOS 
  • PIB municipal: produção agrícola, agropecuária, comércio e servidores públicos.
  • Principais produtos agrícolas cultivados; dificuldades na produção; incentivo e financiamento do governo e exportação.
  • Agropecuária: fundamentos históricos; dificuldades na criação de animais (doenças, alimentação e venda); exportação de derivados.
  • Dificuldades de jovens em conseguirem empregos formais; atividades autônomas; desafios enfrentados por feirantes e proprietários de estabelecimentos comerciais.

OBSERVAÇÕES:
  • Explorar: gráficos, entrevistas e imagens;
  • Ao entrevistar, registrar/coletar informações tais como: nome, ocupação, idade, foto.
  • Produção de cartazes, maquetes ou slides para a exposição da pesquisa.
  • Elaborar panfletos para distribuir na sala.
  • Trazer algo relacionado aos temas pesquisados (objetos, culinária, etc).
  • Enviar as pesquisas para o e-mail fornecido.
  • Apresentação: 17/05. 

RELATÓRIO DO BANCO DO NORDESTE:
https://www.bnb.gov.br/documents/80223/1309601/Relat%C3%B3rio+Campo+Grande.pdf/0888686f-6f2b-2c12-9a06-6658224eb803

IMAGENS: Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário